Acessibilidade

  • Contraste
  • Fonte
  • Traduzir site
  • Libras - Língua Brasileira de Sinais
Alt da Imagem
Publicado em 06/10/2023 - 13:13

Diretora-presidente da FapUnifesp discursa na abertura da Semana SciELO

Evento comemorou os 25 anos da biblioteca

A semana SciELO aconteceu na última segunda-feira, 25, durando até sexta-feira, 29. O evento comemorou os 25 anos da rede, reunindo representantes de 17 regiões.

Ao longo dos cinco dias de palestras e apresentações, foram abordadas as perspectivas de condução e da comunicação de pesquisas em ciência aberta e as suas contribuições ao desenvolvimento das coleções de objetos de comunicação de pesquisas operados pela SciELO, com foco na indexação online, publicação e interoperabilidade de periódicos de qualidade crescente.

A diretora-presidente da FapUnifesp, professora doutora Maria José da Silva Fernandes, foi convidada a participar como palestrante na sessão de abertura do evento e, ao lado de autoridades nacionais — Fapesp, Ibict/Ufrj, Abeu, Feu, Abec, Unesp, Usp, Recepta Biophama, Unifesp, Iag/Usp, Cnpq, Dhst, Ufba, Capes e Unb —, parabenizou o professor Abel Parker. "Junto com a sua equipe, ele trabalha incessantemente para divulgar a ciência feita na America Latina e em outros países de forma aberta e de qualidade", declarou.

A FapUnifesp sedia e gerencia o projeto SciELO desde 2010, sendo "uma honra para a Fundação, pois é um projeto que contribui de modo expressivo para a profissionalização dos periódicos e da publicação digital de livros acadêmicos, disseminando a produção científica dos nossos pesquisadores, com qualidade editorial", comentou a diretora-presidente.

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Espanha, Uruguai, Venezuela e Índias Ocidentais foram representados por seus respectivos palestrantes.

A Scientific Electronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca virtual que desempenha um papel fundamental na disseminação e na acessibilidade de informações científicas ao redor do mundo. Fundada em 1997 no Brasil, a SciELO se estabeleceu como uma das mais importantes iniciativas de acesso aberto à literatura acadêmica. O seu principal objetivo é democratizar o conhecimento científico, tornando-o acessível a pesquisadores, estudantes e público em geral. A sua coleção de periódicos científicos inclui as áreas de medicina, humanidades, ciências sociais e exatas.

Veja mais

  • Primeira conferência interna de CT&I da Unifesp acontece nesta quinta-feira; diretora-presidente da FapUnifesp participa como debatedora

    Evento relacionado à CNCTI ocorre de maneira híbrida

    26/02/2024
  • Carnaval: FapUnifesp não vai ter expediente durante feriado

    Horário de funcionamento volta na quarta-feira, 14, às 13h30min

    09/02/2024
  • Curso de especialização da Unifesp voltado para profissionais de saúde e educação está com inscrições abertas

    Inscrições podem ser realizadas até 26 de fevereiro e custam R$ 150

    07/02/2024
  • Unifesp fecha parcerias que ultrapassam R$ 17 milhões visando implementação de políticas públicas

    Sete ministérios e outros três institutos governamentais realizaram contribuições através de TED firmado em 2023

    02/02/2024
FapUnifesp - Funcação de Apoio à Universidade de São Paulo

Seja Bem-Vindo!

Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade e de Cookies.