Diretora-presidente da FapUnifesp discursa na abertura da Semana SciELO
Evento comemorou os 25 anos da biblioteca
A semana SciELO aconteceu na última segunda-feira, 25, durando até sexta-feira, 29. O evento comemorou os 25 anos da rede, reunindo representantes de 17 regiões.
Ao longo dos cinco dias de palestras e apresentações, foram abordadas as perspectivas de condução e da comunicação de pesquisas em ciência aberta e as suas contribuições ao desenvolvimento das coleções de objetos de comunicação de pesquisas operados pela SciELO, com foco na indexação online, publicação e interoperabilidade de periódicos de qualidade crescente.
A diretora-presidente da FapUnifesp, professora doutora Maria José da Silva Fernandes, foi convidada a participar como palestrante na sessão de abertura do evento e, ao lado de autoridades nacionais — Fapesp, Ibict/Ufrj, Abeu, Feu, Abec, Unesp, Usp, Recepta Biophama, Unifesp, Iag/Usp, Cnpq, Dhst, Ufba, Capes e Unb —, parabenizou o professor Abel Parker. "Junto com a sua equipe, ele trabalha incessantemente para divulgar a ciência feita na America Latina e em outros países de forma aberta e de qualidade", declarou.
A FapUnifesp sedia e gerencia o projeto SciELO desde 2010, sendo "uma honra para a Fundação, pois é um projeto que contribui de modo expressivo para a profissionalização dos periódicos e da publicação digital de livros acadêmicos, disseminando a produção científica dos nossos pesquisadores, com qualidade editorial", comentou a diretora-presidente.
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Espanha, Uruguai, Venezuela e Índias Ocidentais foram representados por seus respectivos palestrantes.
A Scientific Electronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca virtual que desempenha um papel fundamental na disseminação e na acessibilidade de informações científicas ao redor do mundo. Fundada em 1997 no Brasil, a SciELO se estabeleceu como uma das mais importantes iniciativas de acesso aberto à literatura acadêmica. O seu principal objetivo é democratizar o conhecimento científico, tornando-o acessível a pesquisadores, estudantes e público em geral. A sua coleção de periódicos científicos inclui as áreas de medicina, humanidades, ciências sociais e exatas.
Autoria: Bruna Festa, sob supervisão de Marina Iannotti
Na foto da capa, da esquerda para a direita: Moisés Goldbaum, Luiz Eugenio Mello, Fernando Perez, Olival Freire Júnior, Mercedes Maria da Cunha Bustamante, Edmilson Dias de Freitas, Abel L Packer, Sigmar de Mello Rode, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, Tiago Emmanuel Nunes Braga e Maria José da Silva Fernandes. (Foto: Divulgação/SciELO)