Imagem do projeto

Projeto de modernização da biblioteca do campus São Paulo - Centro Cultural da Saúde UNIFESP

Publicado em 13/04/2023 - 17:12

A Biblioteca do Campus São Paulo será revitalizada para tornar-se um Centro Cultural em Saúde da Unifesp e da Cidade de São Paulo. A modernização e a ampliação da Biblioteca permitirão abrigar novas atividades e atender não apenas a comunidade acadêmica da Unifesp, como também os usuários do nosso complexo de saúde, escolas e cidadãos em geral. As atividades serão permanentes e gratuitas, privilegiando o amplo acesso da população aos bens culturais e científicos produzidos pela Unifesp. O espaço também contará com curadorias do acervo garantindo a todas instituições de saúde e ao público em geral acesso às coleções. Com a qualificação do antigo edifício e reunião de novos acervos, o Centro Cultural em Saúde contará com:

• Moderno auditório para 110 pessoas, para debates (incluindo o projeto “Café da Saúde”), minicursos, lançamentos de livros etc.

• Livraria Universitária FapUnifesp, com ênfase em editoras universitárias e publicações nacionais e internacionais na área de saúde.

• Agradável área de convivência e café.

• Área de Exposição da História da EPM e EPE e avanços na assistência, ensino e pesquisa em saúde.

• Área de Exposição do pioneiro Projeto Xingu da EPM e seu rico acervo do encontro de cinquenta anos entre diferentes culturas de cura, vida e morte.

• Novos acessos e recepção dos usuários do Centro Cultural.

• Área de leitura livre com curadoria em Poesia e Literatura ficcional em Saúde como espaço de troca entre culturas literária e da saúde.

• Três andares modernos de biblioteca de última geração para ampliar e abrigar o acervo de Biblioteca Técnica em Saúde, com salas de estudo, estações de consulta a bancos digitais e novas áreas administrativas.

• Acervo de cerca de 1 milhão de fascículos de periódicos em saúde desde 1853, em área técnica especial, com salas de digitalização de documentos históricos.

• Nova torre de escadas de emergência e elevadores, garantindo conforto, acessibilidade e segurança.

• Reforma completa da estrutura edificada, coberturas, sistemas e redes de elétrica, telefonia, lógica, hidráulica, novos banheiros e climatização.

• Praça de acesso no interior da quadra da Unifesp, com área verde.

Faça sua doação clicando aqui!

Apresentação do Projeto
Registro e detalhes no Ministério da Cultura