Publicado em 15/06/2015 - 20:39

1° CONGRESSO ACADÊMICO DA UNIFESP É MARCO PARA A INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS CAMPI DA INSTITUIÇÃO

FapUnifesp garantiu entrada de recursos para sua execução. Com os trabalhos realizados, Fundação promove diversificação das atividades de ensino da Unifesp e auxilia a integração dos campi da Universidade.

A última quinta-feira, 11 de junho, marcou o término do I Congresso Acadêmico da Unifesp, uma das maiores iniciativas integradas da Universidade desde sua expansão, a partir de 2005. Nos quatro dias do evento, iniciado em 8 de junho, foram expostos mais de 1.200 trabalhos desenvolvidos pelos programas e projetos de iniciação científica, iniciação em tecnologia e inovação, monitoria, bolsa de iniciação e gestão, educação tutorial, saúde, educação à docência, extensão, graduação, pós-graduação e pesquisa. Houve, ainda, vários encontros, mostras, oficinas e atividades culturais que abordaram diferentes temas de diversas áreas do conhecimento.

“Para a Fundação, vincular-se às atividades realizadas é oportunidade de contribuir com a integração dos campi”, comenta Anita Straus Takahashi, Diretora Presidente da FapUnifesp. “Estamos preparados para apoiar outros eventos dessa magnitude. Queremos ampliar nosso diálogo com toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de assegurar formas administrativas efetivas para viabilizar iniciativas de importância para a Universidade.”

Assegurar a entrada do patrocínio destinado a sua realização foi um dos trabalhos da Fundação junto à organização do Congresso. A equipe da FapUnifesp, entre outras atividades, auxiliou com a preparação da documentação exigida pelo patrocinador Banco do Brasil, possibilitando o pagamento de parte dos prestadores de serviço e da estrutura física utilizada.

A Fundação responsabilizou-se, ainda, pela contratação das equipes para a montagem dos estandes, a empresa de receptivo, a articulação do transporte em ônibus para os alunos dos campi de São José dos Campos e da Baixada Santista, o serviço de alimentação, entre outros.

“Esse Congresso Acadêmico é uma apresentação do que a Unifesp se tornou e poderá ainda vir a ser. Uma apresentação de nossa nova identidade em construção”, enfatizou a reitora Soraya Smaili, em sua mensagem de abertura do evento. Planejado para integrar as diferentes atividades existentes nas Pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Estudantis, o objetivo do I Congresso Acadêmico foi envolver diversas áreas do conhecimento presentes nos campi da Universidade, um dos motivos pelo qual seu tema foi Quebrando Paradigmas no Ensino Superior: Limites e Possibilidade da Integração.

“Não temos receio em dizer que nosso crescimento [da Unifesp] foi e segue sendo estratégico para as universidades públicas brasileiras”, assegurou a Reitora.

• Cerimônia para Nacionalização do Programa SciELO em Brasília

Protocolo de intenções é assinado em Brasília pela CAPES, CNPq e FAPESP visando estabelecer um consórcio para expandir e fortalecer o SciELO como a principal plataforma de divulgação científica brasileira. A FapUnifesp permanecerá a frente da gestão dos projetos SciELO.

15/08/2024
  • Unifesp e MPF/SP selecionam propostas de remediação in situ

O prazo para a submissão das propostas vai até 04/09/2024.

09/08/2024