Publicado em 09/06/2017 - 00:03

3º Congresso Acadêmico termina com boas experiências

Evento discutiu a construção e importância de uma universidade pública. Mais de 4 mil discentes participaram das atividades oferecidas no Congresso. Iniciativa de integrar os campi da universidade foi destacada por participantes.

Quando iniciado em 30 de maio, o III Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo tinha como um de seus objetivos integrar o conhecimento de diferentes programas realizados na universidade. Ao ser finalizado, há uma semana, em 2 de junho, esse objetivo fora atingido, de acordo com vários de seus participantes. “A troca de experiência com outros cursos, outras pessoas, foi muito enriquecedora”, comentou a estudante de Serviço Social, do campus de Santos, Isabela Martha. Ao ser questionada como resumiria o Congresso, foi direta: “Uma experiência cheia de diversidade”.

Sob o tema: “Unifesp em Ação: Pela Educação Superior Pública de Qualidade”, houve a exposição de atividades de pesquisas realizadas pelas Pró-Reitorias de Graduação, de Pós-Graduação e Pesquisa, de Extensão e Cultura. Participaram das atividades mais de 4 mil alunos dos campi de Santos, Diadema, São Paulo, São José dos Campos, Guarulhos e Osasco.

“A integração de conhecimento entre as diversas áreas da educação é uma experiência enriquecedora para alunos e professores”, avaliou Profa. Eliana Zapparoli, da Escola Paulista de Enfermagem, que ressaltou a integração como um dos pontos altos do evento. Aliás, integração, diversidade e reunião de conhecimento foram formas comuns, utilizadas por alunos e professores, para sintetizar o que o Congresso representou para eles.

Entre seus dias de realização, foram realizadas diversas apresentações de trabalhos em painéis, sessões temáticas, rodas de conversas, que refletiram conceitos a cerca da oferta de ensino numa universidade pública e de qualidade, capaz de formar profissionais de competência única ou multiprofissional. Assunto este ressaltado pela Reitora Profa. Soraya Smaili, em sua fala, na abertura do Congresso, quando, por diversas vezes, reafirmou a natureza pública da Unifesp, uma instituição laica e independente de governos e partidos políticos.

Loja FapUnifesp

“A dedicação e o trabalho da FapUnifesp auxiliou o sucesso do Congresso” ressaltou a professora Ieda Maugeri, Presidente do Congresso. A Fundação de Apoio à Universidade Federal se São Paulo, FapUnifesp, foi responsável pela montagem e administração do evento.

A Fundação aproveitou a ocasião para lançar a Loja FapUnifesp, que vende produtos da universidade. Pela primeira vez, foi montada sua loja volante, que vendeu produtos de vestuário, bolsas, escritório, canecas, entre outros. Pelo www.lojafapunifesp.com.br é possível acessar a loja e fazer a compras de qualquer um dos objetos disponível em catálogo.