Alt da Imagem
Publicado em 29/09/2023 - 14:48

Cartografia da atenção especializada no Brasil

CEO da FapUnifesp, Fábio Bonini, participou da mesa de abertura do evento

A Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) realizou hoje, 29, um evento com os 36 pesquisadores de campo do projeto Cartografia de Atenção Especializada no Brasil.

O objetivo do projeto é ajudar o Ministério da Saúde na formulação e na implementação da política de atenção especializada para o Brasil e melhorar a qualidade do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para o coordenador do projeto e professor da Unifesp, Cristian Guimarães, o que mais chama atenção no projeto é o nível nacional. "Nós temos uma política, há bastante tempo, de atenção básica no país. Temos também uma política de atenção hospitalar, mas não tínhamos uma política de atenção especializada. Então é uma inovação do Ministério da Saúde e uma inovação em relação à parceria com a Unifesp porque estamos tendo a oportunidade de produzir conhecimento e, ao mesmo tempo, implantar a política", declarou.

O processo de seleção para escolher os pesquisadores foi feito juntamente com a FapUnifesp e, ao todo, teve 380 inscritos. "Para a Fap, é mais uma vez, um motivo de orgulho poder estar participando de um projeto desse e estar colaborando com o todo, com o gerenciamento e com os recursos financeiros. Hoje marca o início dos trabalhos desse projeto, que tem duração de quase dois anos e que vai mobilizar pessoas, bolsistas e pesquisadores do Brasil inteiro", comentou o CEO da FapUnifesp, Fábio Bonini. Por ora, a Fundação disponibilizou os editais de seleção e contratou os bolsistas, comprou as passagens aéreas, além de estar fazendo a gestão do projeto.

Nas fotos:
1 - Da esquerda para a direita: Fábio Bonini, Arthur Chioro e Raiane Assumpção
2 - Fábio Bonini
3 - Da esquerda para a direita: Raiane Assumpção e Aristides Vitorino De Oliveira Neto
4 - Rosemarie Andreazza
5- Logo do projeto

• Nota de Pesar: Denise de Barros Mussio

21/04/2024
  • Simasp 2024 começa nesta quarta-feira; diretora-presidente da FapUnifesp é uma das palestrantes

Evento acontece até este sábado e apresentação de Maria José está agendada para esta sexta-feira, às 11h30min

20/03/2024