Publicado em 19/11/2014 - 20:27

CATÁLOGO DA EDITORA FAP-UNIFESP SE CONSOLIDA

Uma de suas publicações foi vencedora na 56ª edição do Prêmio Jabuti.

Este ano, um exemplo da excelência das publicações da Editora Fap-Unifesp pôde ser verificado no 56º Prêmio Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira. A professora Manoela Rossinetti Rufinoni, do campus de Guarulhos, conquistou a segunda colocação, na categoria Arquitetura e Urbanismo, com o livro Preservação e Restauro Urbano: Intervenções em Sítios Históricos Industriais. A obra reflete o conceito de patrimônio urbano industrial e procura compreender o uso desses espaços no cotidiano da sociedade. “Essa premiação é mais um indicador da qualidade do catálogo da Editora”, ressalta a Diretora Presidente da Fundação, Profa. Anita H. Straus Takahashi, que durante a última reunião do Conselho Curador da FapUnifesp enfatizou o compromisso de assegurar o padrão das publicações. “Faremos todo o esforço necessário para manter a qualidade do catálogo da Editora.”

Vale lembrar que o apoio da FAPESP é fundamental para o desenvolvimento da Editora. ”No último ano, foram utilizados cerca de R$ 300 mil da reserva técnica institucional da Fap-Unifesp, gerados por projeto da Fundação, financiado pela FAPESP”, lembra Profa. Anita. Ou seja, essa é uma das maneiras encontradas pela Fundação, nesse momento de adequação de seus gastos, para assegurar o ritmo de produção dos livros da Editora e manter sua linha editorial-acadêmica.

Além do apoio financeiro, é certo que o sucesso da Editora deve-se, sobretudo, à seriedade de sua equipe de trabalho e de seu conselho editorial. Essa característica foi destacada pela Professora Ruth Guinsburg, que pediu, por motivos pessoais, exoneração do Conselho Editorial da Fap-Unifesp, na primeira quinzena de outubro, após seis anos em sua presidência. Profa. Ruth colaborou na produção de 76 livros. “Destes, 60% são produtos de nossos professores dos diversos campi da Unifesp”, mencionou em sua carta de despedida. “Com muito orgulho, posso dizer que criamos um espaço para a discussão de ideias em um Conselho Editorial diverso e plural”, destacou. Ressaltou, também, a consolidação da equipe editorial, que apesar de pequena em suas palavras, é extremamente eficiente na produção de livros de qualidade, com potencial para contribuir à construção do conhecimento.

“Queremos agradecer toda a dedicação da Profa. Ruth no período em que ajudou a consolidar a Editora”, destacou Profa. Anita. “Seu trabalho contribuiu para o aumento da difusão das diversas áreas do conhecimento da Universidade.”