Publicado em 19/01/2017 - 23:39

Chegou a hora da segunda fase da prova da COREME

Exame acontece nos dias 20 e 21 de janeiro. FapUnifesp é responsável pela administração da prova. São previstos 814 candidatos para 290 vagas de residência.

Já está tudo encaminhado para a realização da segunda fase da prova da Comissão de Residência Médica da EPM/Unifesp. Os exames acontecerão das 8h00 às 17h00, na sexta-feira (20/1) e no sábado (21/1), no Colégio Marista Arquideocesano, na Vila Mariana, próximo ao campus São Paulo da Universidade. Para esta etapa da seleção, são esperados 814 candidatos que disputam 290 vagas. “A Fundação está presente para garantir a lisura e transparência desse processo seletivo, que é de extrema importância para a formação médica no país”, pondera a Diretora Presidente da FapUnifesp, Jane Zveiter de Moraes.

A primeira fase da prova, realizada em 27 de novembro de 2016, teve a participação de 3.843 candidatos, e foi o momento para se verificar, de forma mais detalhada, o repertório teórico dos inscritos. Agora, o foco do exame é obter a demonstração prática do conhecimento dos interessados a uma vaga. Aliás, a demonstração prática dos conhecimentos médicos apreendidos em sala de aula é uma das características de excelência do exame.

Os participantes da prova passam por simulações de atendimento clínico. O cotidiano médico-hospitalar é recriado com a ajuda de atores, bonecos e a montagem de instalações clínicas. Isso é feito para que, entre outras competências, os alunos possam demonstrar o seu grau de empatia aos pacientes e suas habilidades técnicas.

A FapUnifesp, é a instância responsável pela administração da prova de seleção dos residentes. Gere a parte operacional do exame, como locação dos espaços necessários, licitação da empresa que aplica a prova, contratação do suporte técnico (equipe de apoio, limpeza, segurança), entre outros.

O resultado final, juntamente com os convocados para a matrícula, está previsto para ser divulgado em 8 de fevereiro de 2017, pelo site da Coreme: www.coreme.fapunifesp.edu.br