Publicado em 08/10/2013 - 20:02

Comunicação científica em debate nos 15 anos da Rede SciELO

Fap trabalha para manter projeto de difusão da pesquisa acadêmica em andamento.

De 22 a 25 de outubro, o Programa e a Rede Scientific Eletronic Library Online (SciELO) vão comemorar seus 15 anos de atuação com um evento, na capital paulista, que reunirá pesquisadores brasileiros e internacionais para refletir sobre comunicação científica. Quais são os caminhos para a academia comunicar sua produção à sociedade? Qual a influência dos meios eletrônicos nesse processo? E o modelo de sustentação econômica dos periódicos científicos? Como fazer para que eles possuam sustentabilidade financeira? Esses são alguns dos desafios que serão abordados no encontro promovido pela Rede SciELO.

“O evento contribui para a melhoria da comunicação científica brasileira. Nos ajuda a pensar formas para difusão da nossa pesquisa”, afirma Abel L. Parker, Coordenador do Programa SciELO/FAPESP. A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (Fap) foi fundamental à realização desse encontro; bem como para a existência da Rede SciELO. “A Fap é a grande executora da Rede SciELO. Por sua atuação, desde 2007, mantemos o projeto em andamento”, reforça Abel.

A Rede SciELO surgiu como projeto da FAPESP em parceria com a Bireme, Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde. Está presente em 16 países, prioritariamente Ibero-Americanos, e conta com 900 periódicos científicos vinculados. Do Brasil, são 275. “Nossa expansão se deu a partir do Chile. Outros países da América do Sul se incorporaram. Além de Portugal, Espanha e África do Sul”, relata Abel.

Durante o encontro, os participantes vão acompanhar, entre outros, palestras de Mark Patterson, atual Diretor Executivo da eLife, publicação apoiada pelo Wellcome Trust, do Instituto Médico Howard Hughes e da Sociedade Max Planck; Cameron Neylon, pesquisador biofísico considerado um dos maiores defensores mundiais de plataformas abertas para comunicação de pesquisa científica – atualmente, Cameron é Diretor Jurídico da Public Library of Science – e Julia Lane, membro do American Institute for Research – que, ao longo de sua carreira, tem documentado investimentos governamentais em ciência.

De forma geral, o evento de comemoração dos 15 anos da Rede SciELO destina-se a editores científicos, pesquisadores, profissionais da informação científica. Outras informações podem ser obtidas pelo www.scielo15.org.