Publicado em 22/01/2019 - 11:47

Comunicado

Outro grupo de professores assume a Diretoria da FapUnifesp. Novos desafios estão postos.

Nos últimos anos, a gestão que se encerra na Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp), priorizou três frentes de atuação: garantir a segurança dos processos e procedimentos financeiros, contábeis e legais da Fundação; reduzir seus gastos; e ampliar suas fontes de receita.

O primeiro ponto de foco resultou na eliminação de todos os procedimentos de alto e médio riscos para sua administração. Culminou, ao final de 2018, com a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, TAC, entre o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Fundação.

O TAC é um importante instrumento de gestão e definiu objetivamente deveres e responsabilidades da FapUnifesp, conferindo clareza a todos os seus relacionamentos.

O segundo ponto, que foi o corte drástico dos gastos, serviu também para revelar que a receita da Fundação precisava ser ampliada na mesma medida e vigor com que foram feitos os cortes. Novos projetos foram concebidos, buscou-se a diversificação de sua prestação de serviço com a criação do Departamento de Eventos, organização e aplicação de concursos públicos, divulgação e comercialização dos livros da Editora Unifesp, venda de produtos com a marca Unifesp, acordos iniciais para o estabelecimento dos processos de captação financeira, por intermédio de leis de incentivo fiscal para projetos específicos, entre outros.

O conjunto das ações adotadas foi fundamental para a sobrevivência da Fundação nesse período de crise econômica do país e mostrou a enorme potencialidade da FapUnifesp.

Aproveitamos este momento para reafirmar a importância da diversificação de tarefas que possam gerar recursos para a FapUnifesp, bem como ressaltar o quanto é imprescindível a adesão da Comunidade às ações de fortalecimento, cobrança e implementação de novas atividades.

Nossa gestão focou na segurança das práticas e processos administrativos em consonância com o que há de mais atual no trabalho das fundações de apoio às universidades públicas federais. Houve intensa renovação, incorporação dos princípios que regem a FapUnifesp para se estabelecer perenidade a sua existência e ao cumprimento de suas atividades fim, com o intuito de beneficiar toda a Comunidade Unifesp.

Deixamos a Diretoria com a sensação de que o nosso esforço, incluindo e reconhecendo a contribuição de cada colega de gestão desde 2013, valeu a pena. Temos a certeza de que a FapUnifesp está pronta para uma nova etapa no apoio a uma instituição da dimensão, significância e alcance da Universidade Federal de São Paulo.

Aos atuais Diretores, agradecemos a pronta disponibilidade por assumirem a gestão e a parceria para essa transição alinhada. A todos, sucesso e novas conquistas!

São Paulo, 22 de janeiro de 2019.
Jane Zveiter de Moraes
Vanessa Costhek Abílio
(Diretoras Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, gestão que se encerra)

• Nota de Pesar: Denise de Barros Mussio