Publicado em 15/02/2016 - 22:25

Concluída 1ª etapa de integração do Sistema Financeiro da FapUnifesp

Modificação impacta no gerenciamento dos projetos vinculados à Fundação. E é parte da automação dos processos administrativos de gestão, que, aos poucos, deixam de ser executados manualmente.

Desde 18 de janeiro último os processos de gestão financeira da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, estão integrados. Essa integração desburocratiza padrões internos de trabalho. Automatiza atividades que, até então, eram realizadas manualmente. Com isso, há mais precisão para a gestão de concessão de bolsas, pedidos de compras de materiais e serviços, pagamento de RPA’s, entre outros. “Essa notícia é parte da reestruturação em curso que gera, como um de seus resultados, mais agilidade para nosso sistema financeiro”, comenta a profa. Vanessa C. Abílio, Diretora Financeira da Fundação. “Sua conclusão é o fim da primeira etapa das modificações no setor. Ainda temos duas outras reestruturações de procedimentos a caminho”, adianta.

Ao falar sobre “duas reestruturações de procedimentos a caminho”, a profa. Vanessa refere-se à integração dos Sistemas de Recebimentos (boletos, notas fiscais, entre outros); e do Sistema da Folha de Pagamento de Pessoal ao Conveniar. Este momento é a fase de conclusão dos ajustes tecnológicos e dos testes de fluxo de transmissão de dados para finalizar a integração. “A implementação dessa etapa do trabalho gera mais agilidade ao trânsito das informações financeiras, consequentemente, melhora a gestão dos projetos tanto para a Fap quanto para os seus coordenadores e responsáveis.” A conclusão deste serviço está prevista para o primeiro semestre do ano.

A automação realizada na gestão da Fundação é parte da integração dos processos de gerenciamento administrativo (Asplan) dos projetos vinculados à Fundação ao Conveniar, software desenvolvido para interface com os usuários externos no que diz respeito ao acompanhamento de saldo, solicitação de pedido de compras, pagamentos, emissão de extratos, entre outras questões de ordem gerencial.

Importante reforçar, as modificações, vigentes e futuras, serão percebidas em etapas. Exemplo disso pode ser verificado no lançamento dos pedidos de compras e serviços. Todos aqueles feitos até 17 de janeiro ainda estão sendo geridos manualmente. Só os pedidos lançados a partir de 18 de janeiro é que entraram no sistema automatizado.

Em caso de dúvida, não hesite em contatar a Fundação, durante seu expediente, das 8h às 17h. Ou se preferir, envie seus questionamentos, por e-mail, para: fap@fapunifesp.edu.br.