Publicado em 14/12/2015 - 22:17

Em feira de livro, editoras oferecem descontos acima de 50%

Evento reúne mais de 140 editoras. Entre elas, a Editora Fap-Unifesp. Grande parte do público compareceu ao encontro em busca de títulos com preço mais em conta.

“Uma feira desse tamanho e dessa qualidade só colabora para melhoria da cultura das pessoas”, resume a médica Rosana Richers, ao se referir à 17ª Festa do Livro da Universidade de São Paulo, USP, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de dezembro. Rosana era uma das centenas de pessoas que foram em busca de comprar ou conhecer as publicações de algumas das 140 editoras que estiveram reunidas no evento, em três tendas montadas numa área de 3600m², no campus da Universidade. A Editora Fap-Unifesp foi uma das participantes.

“Muitos de nossos visitantes já sabiam o que gostariam de comprar conosco. As pessoas vieram em busca de títulos específicos, de autores, por exemplo, que haviam sido seus professores”, relatou Fernando Yanasse, vendedor do estande da Editora Fap-Unifesp. Esse foi exatamente o caso do professor de Terapia Ocupacional, da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Barreiro. Ex-aluno da Unifesp, ele esteve na feira com o objetivo de adquirir uma das publicações de suas antigas professoras, Maria de Fátima Queiróz, Rosana Machin e Márcia Thereza Couto, coautoras do livro “Porto de Santos: Saúde e Trabalho em Tempos de Modernização”, obra investigativa sobre o processo de modernização do porto de Santos, principalmente as mudanças vinculadas às modificações socioeconômicas ocorridas no Brasil na década dos anos de 1990; e como as transformações ocorridas afetaram a saúde de seus trabalhadores.

Entre os mais de 80 títulos oferecidos pela Editora Fap-Unifesp o que teve a maior vendagem foi, “As Doenças e os Medos Sociais”, das autoras Yara Nogueira Monteiro e Maria Luiza Tucci Carneiro. A obra é uma coletânea de ensaios sobre a história das doenças, dos medos, da discriminação e de sua consequente repercussão no meio social. Surgiu como resultado do acompanhamento de pesquisas realizadas pelo Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da USP (LEER-USP). Um dos motivos de sua grande procura reside exatamente num dos grandes atrativos do evento, vender os livros por preços mais baixos. Nesse caso, o desconto chegou a 50%, ou R$ 30,00.

“Os preços mais em conta são uma boa oportunidade para as compras. Estou procurando lembranças para todos na família”, revelou a comerciária Rosa Castro Antunes, que aproveitou a Festa para encontrar presentes de fim de ano. Mais de 20 mil títulos foram postos à venda nos três dias de Feira.

Vale lembrar, o catálogo da Editora Fap-Unifesp pode ser acessado pelo www.editorafapunifesp.com.br. Outras informações sobre o trabalho da editora pelo www.fapunifesp.edu.br.