Publicado em 20/09/2013 - 20:00

Escritório de Apoio ao Pesquisador - EAP

Pesquisadores da Unifesp tem Escritório de Apoio à Pesquisa Fap viabilizou logística administrativa para sua criação.

A Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, agora tem seu Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAP). Sua apresentação oficial está prevista para 25 de setembro, durante reunião do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa. Na ocasião, serão apresentados aos conselheiros seus objetivos, metas e sua estrutura organizacional.

Desejo antigo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, ele surgiu para atender às necessidades burocráticas dos pesquisadores. Principalmente, os assessorando na submissão de projetos e prestação de contas aos órgãos fomentadores. “Pesquisadores são cientistas, estão focados em suas pesquisas. Os auxiliamos a fazer a parte administrativa de seu trabalho”, comenta a Coordenadora do EAP, Profª Isabel Cunha, docente da Escola Paulista de Enfermagem.

Seu surgimento aconteceu por meio da Fundação de Apoio a Unifesp, Fap, com a contratação de funcionários e pelo financiamento de sua infraestrutura. Apesar de sua abertura oficial acontecer em setembro, desde junho ele já está em atividade. Nesse período, a assessoria estatística foi o serviço com maior demanda. “Nossas duas estatísticas estão com agenda cheia”, revela Profª Isabel.

O EAP destina-se a mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores com projetos de pesquisa financiados, de qualquer um dos campi da Unifesp. Aos interessados estão disponíveis: assessoria estatística, apoio à elaboração administrativa de projeto, auxílio na captação de editais, orientação à compra de materiais e equipamentos às pesquisas, assessoria à prestação de contas aos órgãos fomentadores. Vale lembrar, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, recomenda às Universidades do Estado de São Paulo que tenham Escritórios de Apoio ao Pesquisador.

O EAP da Unifesp tem, ao todo, 12 funcionários. Localiza-se na rua Dr. Diogo de Faria, 1.087, 8º andar, onde está a Fap. Outras informações podem ser obtidas, em horário comercial, pelo: 3369-4000. Em breve, seu site estará disponível. Apesar dos trabalhos do EAP terem recém começado, Profª Isabel já revela algumas metas para o futuro. “Em médio prazo, queremos abrir postos em cada um dos campi da Universidade para facilitar ainda mais nossa prestação de serviço aos pesquisadores.”