Publicado em 25/11/2013 - 20:06

Exame de residência 2014 do COREME e COREMU chega a segunda fase

Candidatos às vagas para a residência médica e residência multiprofissional da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, estão no meio do processo seletivo 2014, que definirá quem está apto a seguir nesse período de preparação profissional.

Em 6 de dezembro, acontecerão as provas práticas (segunda fase) desses exames, fundamentais às carreiras na área de saúde. E a Fundação de Apoio à Unifesp, FapUnifesp, é decisiva nesse processo. Por meio da Fundação, questões administrativas, principalmente as referentes à aquisição de equipamentos e gerenciamento de contratos de funcionários para trabalhar nos processos seletivos. “A residência médica é relevante para a formação de profissionais mais capacitados em saúde. Ao termos envolvimento direto nos processos seletivos para entrada nos programas de residência, colaboramos com a qualidade dos profissionais, que atuarão no mercado de trabalho”, lembra a vice-presidente da FapUnifesp, Jane Zveiter de Moraes.

Exemplo prático dessa colaboração verifica-se junto à COREME – Comissão de Residência Médica da Unifesp. É de atribuição da Fap, como Fundação de apoio à Universidade, viabilizar a compra de materiais como otoscópios, seringas, entre outros usuais em situações cotidianas do atendimento médico-hospitalar, além da contratação de atores que fazem parte da prova prática do exame da residência médica, que, aliás, desde seu início, há 10 anos, é referência entre instituições de ensino superior com atuação na área médica. “A residência médica na Unifesp trabalha com a humanização do profissional. Com a importância do relacionamento desse profissional com pacientes e colegas. Essa questão da observação mais humanizada no atendimento já é considerada desde o exame de seleção”, conta o Prof. Ivaldo da Silva, vice-coordenador da Coreme.

Já em relação à Residência Multiprofissional em Saúde, em 2014, serão oferecidas vagas nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia. Vale lembrar, essa residência constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu, como curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais. Outras informações sobre as etapas dos processos seletivos da COREME e COREMU e seus resultados, podem ser obtidas pelo proex.unifesp.br respectivamente.