Publicado em 23/07/2014 - 20:23

FAPUNIFESP AMPLIA PRAZO PARA FUNCIONAMENTO TOTAL DO CONVENIAR

Em operação desde março, software aumenta capacidade de controle de movimentação financeira e garante mais eficácia e clareza às ações realizadas.

No início deste segundo semestre, a Diretoria da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, reviu sua estratégia para implementação total do CONVENIAR, o novo sistema online de gerenciamento dos projetos, ensaios clínicos, eventos e demais atividades apoiadas pela Fundação. “Com o começo de sua implantação, em março, identificamos a complexidade para o seu pleno funcionamento”, informa a Diretora Financeira da Fundação, Profª. Vanessa Abílio. “Vale ressaltar, ainda, que ao se estabelecer modelos atuais e profissionais para acompanhamento da gestão dos projetos, descobrimos oportunidades para aprimoramento desses processos na Fundação.”

De forma objetiva, o “aprimoramento”, destacado pela Profª. Vanessa relaciona-se, entre outros itens, com o detalhamento ao pagamento dos fornecedores contratados dos projetos; reorganização do pagamento das bolsas; sobretudo, à qualificação dos funcionários da Fundação, processo necessário gerado pelas atribuições surgidas na adoção do CONVENIAR.

“Quando iniciamos o planejamento da reestruturação financeira, projetamos o mês de julho como marco final às modificações. Mas a Diretoria reviu esta meta pela dimensão do impacto das mudanças. Isso, claro, sem comprometer o andamento das atividades em curso”, enfatiza Profª. Vanessa. “A possibilidade de aperfeiçoamento constante desse serviço é um ganho importante, a despeito da alteração do período para conclusão dessa etapa da gestão.”

O CONVENIAR afeta todas as ações da FapUnifesp. Seja na organização do fluxo de processo de trabalho. Na visualização de recursos pelos coordenadores dos projetos. Na maneira como os pedidos para utilização desses recursos acontecem. Abrange os departamentos de compras, de recursos humanos, órgãos controladores etc. “Nos dedicamos a solucionar situações inerentes a essas modificações”, diz Profª. Vanessa. E essas situações são diversas. Vão desde informar como utilizar os serviços da Fundação, a partir da existência do CONVENIAR, à supervisão e ajuste, quando necessário, do trabalho de cada funcionário que atua como gestor interno dos projetos e/ou atende a demanda dos mesmos. “Com as atividades empreendidas, estamos no caminho de construção da Fap que queremos ter, mais ágil, com informação precisa, plenamente eficiente à comunidade acadêmica da Unifesp.”

Em tempo, aqueles com projetos ainda não inseridos no CONVENIAR devem manter contato para esclarecimento de suas dúvidas pelo: consulta.financeira@fapunifesp.edu.br. A equipe da Fundação responderá todas as solicitações, individualmente, num prazo a ser fixado a partir do recebimento da consulta.