Publicado em 25/11/2016 - 23:06

FapUnifesp participa do 34º Confies

Encontro reuniu, em Belo Horizonte, Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior, de Pesquisa Científica e Tecnológica de todo o Brasil. A burocracia no setor foi um dos principais temas de debate do evento, organizado pela Fundepe e Funarbe.

Os dias de 21 a 24 de novembro foram de intenso aprendizado para a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp. Todos os seus supervisores e seu Controller participaram do 34º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – Confies 2016, que aconteceu na capital mineira, Belo Horizonte.

“O 34º Confies foi extremamente relevante para nos atualizarmos sobre os principais pontos de reflexão do setor no país”, comenta Eduardo Pereira, Controller da FapUnifesp. “É sempre uma oportunidade significativa trocarmos informações com nossos pares”, pondera.

Um dos principais temas da programação elaborada para o evento foi a discussão sobre o excesso de burocracia e as barreiras ao desenvolvimento da pesquisa no Brasil, bem como seus impactos e prejuízos ao setor. “Esse é um assunto extremamente relevante para todas as fundações. Uma ampla legislação incide sobre nosso funcionamento. É vital o entendimento do conjunto das leis para nosso pleno funcionamento”, diz Eduardo.

A programação organizou, ainda, palestras, oficinas e fóruns temáticos do Colégio de Procuradores, de Comunicação, de Contabilidade e de Tecnologia da Informação. Tudo programado para atender aos mais de 300 participantes informados pelos organizadores, a Fundação de Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundepe) e Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).

ECONOMIA

“Na Fundação, temos um Departamento de Compras e Eventos bem estruturado. Agimos essencialmente para fazer savings para o nosso grande cliente final, a Universidade Federal de São Paulo”, reflete André Lima, Supervisor de Compras e Eventos da FapUnifesp. Por “savings”, um jargão de seu setor, André enfatiza a economia conseguida para os projetos que administra, a partir de sua atuação. “Em encontros da dimensão do Confies, fica evidente a profissionalização de nosso departamento”, garante.

Esse foi o primeiro Confies com participação de André. Ele aproveitou o encontro para ampliar sua rede de relacionamento e acompanhar a maior quantidade de mesas redondas e palestras possíveis. “Foram dias de atividades intensas, de muita troca de cartão”, comenta.

Junto com André estavam os demais supervisores da FapUnifesp, Denise de Barros Mussio, (Supervisora de Contratos e Convênios Privados e Internacionais), Rafael Ramos (Supervisor Financeiro), Regiane Sabatini (Supervisora de Contratos e Convênios Públicos) e Valter Jerônimo Junior (Supervisor de Contabilidade).

Desde 2013, a gestão da FapUnifesp é norteada para a celeridade em suas atividades, sempre agindo em acordo com as normas e leis vigentes do setor das fundações universitárias federais. A Diretoria da FapUnifesp garante o estabelecimento de uma Fundação mais apta para atender a demanda que lhe é apresentada. Facilitar o aprimoramento de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão dos docentes da Universidade é razão de existir da FapUnifesp. Nesse sentido, há o permanente empenho para se estabelecer, a cada dia, um ambiente mais profissionalizado.