Publicado em 10/12/2013 - 20:07

FapUnifesp prepara visita aos campi da Universidade

Iniciativa vai gerar maior aproximação às atividades desenvolvidas pela Fundação

A partir de dezembro de 2013, a diretoria da Fundação de Apoio da Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, visitará os seis campi da Universidade (Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos e São Paulo) para se reunir com representantes da comunidade acadêmica dessas unidades. “Queremos nos aproximar das demandas de cada campus”, pontua a Diretora Presidente da Fundação, Anita Straus Takahashi. A iniciativa é parte da adoção de nova política de apoio institucional e aprimoramento da gestão de projetos, atividades que serão enfatizadas, em 2014. “Apoiamos iniciativas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e transferência de conhecimento. Estamos aqui para conferir celeridade a esses processos e auxiliar as melhores práticas de gestão, principalmente as financeiras”, lembra Anita. As visitas esclarecerão dúvidas e apontarão caminhos mais objetivos para que os interessados consigam apoio da Fundação.

Essa agenda de reuniões é parte da diversificação de ações da Fundação, estabelecidas por sua atual diretoria, criadas em decorrência de detalhada análise, nos últimos meses, que contou com assessorias técnicas jurídica, contábil, tributária, fiscal e de recursos humanos para melhor definir as ações da Fundação e estabelecer suas atividades futuras. Exemplo prático desse esforço verifica-se nas modificações, ainda em curso, do sistema financeiro da Fap. Numa primeira fase foi criado o sistema de consulta única dos pesquisadores aos seus projetos, medida que ordenou a gestão das contas bancárias vinculadas a cada um desses projetos. Outros detalhes sobre essas modificações podem ser obtidos pelo: consulta.financeira@fapunifesp.edu.br. As dúvidas encaminhadas são analisadas e respondidas pelo corpo técnico da Fundação.

Ainda como parte do processo de aperfeiçoamento do sistema financeiro, numa segunda fase, as consultas acontecerão em tempo real. “É quando teremos disponível o Conveniar, sistema on-line de gerenciamento dos projetos, ensaios clínicos, eventos e demais atividades apoiadas pela Fundação”, garante a Diretora Vice-Presidente, Jane Zveiter de Moraes. A previsão é a de que esse novo sistema esteja disponível para utilização a partir de março de 2014.

Vale lembrar, neste fim de ano, o recesso da Fundação acontecerá a partir do meio-dia, de 24 de dezembro. Os trabalhos serão retomados em 2 de janeiro de 2014, também a partir do meio dia.