Publicado em 16/12/2014 - 20:30

FAPUNIFESP PROMOVE EDITAL PARA CRIAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

Iniciativa é parceria entre UNIFESP, Cinemateca Brasileira e Secretaria de Audiovisual do Minc. Objetivo é inserir jovens, entre 18 e 29 anos, na produção cinematográfica. Obras escolhidas podem receber incentivo de até R$ 100 mil.

Estão abertas até 27 de fevereiro de 2015 as inscrições para o Edital Jovem.doc, que prevê a realização de documentários (obras audiovisuais), por jovens entre 18 e 29 anos de idade. Essa ação é resultado da parceria da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, com a Cinemateca Brasileira e a Secretaria de Audiovisual – SAV, do Ministério da Cultura. Divulgada nacionalmente, a iniciativa contou, também, com o apoio de outras nove Universidades Federais para atrair jovens interessados.

“Esse trabalho diversifica a produção cinematográfica brasileira. Garante espaço para a criação de obras originais. É oportunidade para os jovens mostrarem seu potencial profissional”, comenta a Diretora Presidente da Fundação, Profa. Anita H. Straus Takahashi. Para serem produzidos, os documentários deverão abordar contextos relacionados à participação social e política dos jovens: inclusão, liberdade e participação da vida em sociedade; culturas urbanas, cultura digital e cidadania; produção cultural, prática esportiva e mobilidade territorial.

Serão selecionadas 10 propostas de documentários, cada uma com até 26 minutos de duração. Cada projeto escolhido receberá investimento de até R$ 100 mil, destinados à produção da obra. Serão aceitas inscrições de todo o país. O Edital foi lançado em 10 cidades brasileiras, de todas as regiões.

Vale lembrar, para participar os interessados devem se associar a uma empresa produtora, com registro na Agência Nacional do Cinema – ANCINE. Aqueles documentários contemplados serão exibidos em TVs públicas e educativas, em datas a serem definidas quando da conclusão dessas obras.

A íntegra desse Edital de Licitação pode ser acessada pelo site www.jovemdoc.org.br ou ainda nas redes de comunicação dos parceiros dessa iniciativa.