Publicado em 01/06/2017 - 23:58

III Congresso Acadêmico da Unifesp quer uma universidade pública e de qualidade

Até dia 2 de junho, docentes, pró-reitores, alunos, entre outros, vão debater o futuro da universidade. Integrar as áreas de conhecimento dos campi é um dos objetivos do evento. Mais de 4 mil alunos são esperados para acompanhar as discussões.

Teve início na terça-feira, 30 de maio, o III Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo. Com o tema “Unifesp em Ação: Pela Educação Superior Pública de Qualidade”, o evento foi planejado para integrar diferentes atividades de pesquisas nas Pró-Reitorias de Graduação, de Pós-Graduação e Pesquisa, de Extensão e Cultura.

“Nosso Congresso Acadêmico integra nossos campi e suas áreas de conhecimento. Nos ajuda a ser, a cada dia, uma universidade mais forte”, refletiu a Reitora da Universidade, Soraya Smaili, em seu discurso, durante abertura do evento. “A iniciativa fortalece o tripé do conhecimento, que é a convergência da pesquisa, extensão e ensino” completou. A Reitora reforçou, por diversas vezes, a natureza pública da Unifesp, um ambiente com oferta de ensino gratuito, com autonomia e que, por sua essência, existe e continuará existindo, como uma instituição laica e independente de governos e partidos políticos.

Até 2 de junho, data de encerramento do Congresso, haverá apresentação de diversos trabalhos por meio de painéis, sessões temáticas, rodas de conversa, entre outras atividades, que vão trazer para reflexão o conceito do ensino para manutenção de uma universidade pública e de qualidade, formando profissionais de competência única ou multiprofissional.

“A integração e união das áreas de conhecimento da Unifesp é um dos objetivos centrais do evento”, pondera a profa. Ieda Maugeri, Presidente do Congresso. Integração, aliás, foi um dos temas de destaque durante a realização da solenidade de abertura, em que muito se discursou sobre a construção de uma universidade multicampi.

O evento acontece no prédio dos anfiteatros, no campus São Paulo, localizado na rua Pedro de Toledo, n. 697, Vila Clementino. É de responsabilidade da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Pulo, FapUnifesp, a execução da administração do Congresso. Além de fazer a contratação dos equipamentos necessários para a estrutura e montagem das atividades, a Fundação supervisiona os serviços gerais do evento.

Loja FapUnifesp

A Fundação aproveitou a realização do Congresso para lançar a Loja FapUnifesp, que vende produtos com a logomarca oficial da universidade. Pela primeira vez, foi montada sua loja volante, em que é possível encontrar produtos de vestuário, bolsas, escritório, canecas, entre outros. A loja está montada no saguão principal do prédio dos anfiteatros.

Estão à venda mais de 20 itens, entre os mais procurados para compra, o moletom Unifesp tem tido uma aceitação expressiva. Patrícia Gomes, aluna de Diadema, comemorou a iniciativa. “A loja tem muita variedade”, disse.

A Loja Volante FapUnifesp estará aberta até sexta-feira, com horários de atendimentos das 8h00 às 17h00, até a quinta-feira (1/6). Na sexta-feira (2/6), ela funcionará das 8h00 às 16h30. É possível, ainda, fazer compras pelo www.lojafapunifesp.com.br. O site envia para todo o Brasil os itens adquiridos.

• Cerimônia para Nacionalização do Programa SciELO em Brasília

Protocolo de intenções é assinado em Brasília pela CAPES, CNPq e FAPESP visando estabelecer um consórcio para expandir e fortalecer o SciELO como a principal plataforma de divulgação científica brasileira. A FapUnifesp permanecerá a frente da gestão dos projetos SciELO.

15/08/2024
  • Unifesp e MPF/SP selecionam propostas de remediação in situ

O prazo para a submissão das propostas vai até 04/09/2024.

09/08/2024