Alt da Imagem
Publicado em 02/05/2023 - 10:53

Novidades no fechamento contábil

Novo módulo contábil no sistema Manager facilita o acesso dos coordenadores aos saldos dos projetos

O fechamento contábil consiste na análise documental e nas movimentações das informações financeiras, ficais e trabalhistas. Este processo é organizado pela própria entidade com uma contabilidade internalizada ou por um escritório de contabilidade contratado, sendo a sua elaboração mensal ou anual.

A importância do fechamento mensal é a possibilidade de a entidade poder tomar decisões com base nos resultados obtidos, podendo também apresentá-los àqueles que solicitam. Enquanto no anual, a sua relevância é bem maior, pois vai ser auditado e, após a validação, vai ser publicado no Diário Oficial.

Em 2021, com foco na qualidade e transparência das informações, a FapUnifesp iniciou um projeto ousado com a implantação do sistema integrado de gestão (ERP) Master Manager.

Desde então, o sistema vem passando por modificações, aperfeiçoamento, avaliações, aderências e validações de processos, para melhor atender aos coordenadores dos projetos. O sistema oferece maior visibilidade nas movimentações, saldos, solicitações e controle de seus projetos pelo portal Web do próprio sistema ERP, dando a eles mais autonomia a tomada de decisões com a Gestão de Interveniência de Projetos (GIP).

A FapUnifesp tem sua contabilidade elaborada pela Seteco Consultoria Contábil, entretanto, até o final de 2020, o processo era efetuado de forma manual, sendo passivo de erros. Em outubro de 2022, a FapUnifesp, pensando em mitigar possíveis falhas, ousou implantar a parte de contabilidade, já disponível ao ERP, em parceria com a Seteco Consultoria Contábil, deixando assim o processo mais automático, uma vez que todas a informações são extraídas do próprio sistema.

Desde então, após um longo período de avaliações, aderências e validações de processos, concluímos no início de 2023 a implantação do módulo contábil, internalizando e automatizando todo o processo que orienta as demonstrações contábeis. Em termos práticos, isso significa que os coordenadores de projetos passam a ter noção do seu saldo em tempo real. Esta ação contribuirá efetivamente para a melhoria das prestações de contas e para a adoção das melhores práticas corporativas, tanto na avaliação e acompanhamento da atividade dos projetos como na evidenciação das informações contábeis para auditorias e fiscalizações.