Publicado em 20/10/2013 - 20:03

Novo software vai agilizar gestão das atividades da FapUnifesp

Está em fase de implantação na Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, o primeiro sistema online de gerenciamento de seus projetos, ensaios clínicos, eventos e demais atividades apoiadas pela Fundação.

Chamado Conveniar, o novo sistema de gestão de convênios e contratos estará disponível aos usuários da Fundação a partir de março de 2014. “Neste momento, estamos na fase de alimentar o sistema com todos os dados de gestão da Fundação”, revela Anita Straus Takahashi, Diretora Presidente FapUnifesp. Esse processo leva alguns meses devido ao volume de informação existente, que necessita ser inserido no sistema, como explica Anita. Em seguida, haverá a fase de testes, ainda internos, para correção de possíveis falhas. “Quando o Conveniar estiver em pleno funcionamento, agilizaremos, ainda mais, os serviços que prestamos. Além disso, iniciaremos um processo mais transparente de acompanhamento e prestação de contas da Fundação.”

O Conveniar terá, na visão da diretoria da Fundação, grande impacto junto aos pesquisadores da Universidade que estão nos campi mais distantes da capital, onde a FapUnifesp se localiza. Como toda sua operação acontecerá via online, os pesquisadores não terão mais de se deslocar até o prédio da Fundação para cumprir com algumas das exigências administrativas necessárias, como entrega de relatórios e acompanhamento da gestão de seus projetos. No software, todos os procedimentos estarão disponíveis pelo fapunifesp.edu.br/fap, mediante senha de acesso de usuário.

Outro ganho gerado a partir desse sistema será internamente com a maior integração de departamentos da Fundação, maior troca de informação entre a área financeira, de compras, recursos humanos etc. “Com isso, conseguiremos, no futuro, aumentar o número de nossas ações, principalmente na captação de verba para ampliar a quantidade de projetos sob nossa responsabilidade”, prevê Anita. É por essa integração que agora, nestes meses que antecedem o final do ano, os funcionários diretamente ligados ao Conveniar na FapUnifesp estão sendo capacitados para aprender seu funcionamento. Quando ele estiver disponível, os pesquisadores usuários também serão capacitados para utilizá-lo. Vale lembrar que a instalação dessa nova ferramenta administrativa só foi possível com o apoio dos parceiros da FapUnifesp. Neste caso a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem – FIDI.