Publicado em 04/09/2014 - 20:24

PROEX AMPLIA CURSO DA UNA-SUS NA UNIFESP

Algumas atividades começam neste segundo semestre de 2014. Ação da Fap garante apoio administrativo às iniciativas.

A Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, amplia a quantidade de cursos que são oferecidos pelo programa de educação permanente ministrado pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). “Para a Pró-reitoria de Extensão é prioridade ampliar as ofertas que temos feito por meio desse programa. Ele é de extrema importância ao desenvolvimento e qualificação do sistema único de saúde”, avalia Professor Juarez P. Furtado, Coordenador da Unasus-Unifesp e Chefe do Departamento de Políticas Públicas e Coletivas da Universidade. “Além do que, essa ampliação atende às demandas que nos são apresentadas por alunos, gestores e profissionais inseridos no SUS.” Entre egressos e alunos atuais, desde 2009, passaram pelo curso de Especialização em Saúde da Família, da UNASUS-Unifesp, sete mil profissionais da área de saúde.

Um momento significativo à expansão dessa formação aconteceu na quarta-feira, 20 de agosto, quando o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, reuniu-se na Pró-reitoria de Extensão (PROEX) para avaliar os caminhos futuros propostos pela Universidade. “A presença dele, entre outros aspectos, reforçou nosso compromisso e apoio das instâncias governamentais para nossas iniciativas definidas no planejamento realizado pela PROEX em maio passado.”

Dentre algumas das atividades, estão previstas a criação de três novos cursos de especialização: Saúde Indígena, Saúde Mental na Atenção Básica e Especialização em Apoio à Saúde da Família; nove cursos de curta duração; um curso de aprimoramento em “Apoio a Preceptorias no SUS” (municipais); um curso de mestrado profissional em “Gestão em Redes de Atenção à Saúde no SUS”; Retomada da oferta de especialização em Saúde da Família para outros profissionais das Equipes de Saúde da Família, além daqueles vinculados ao Programa de Valorização de Atenção Básica (PROVAB) e Programa Mais Médicos. Alguns desses cursos começam neste semestre, como o de Saúde Indígena, com previsão de início para outubro.

Neste contexto de ampliação das atividades da UNASUS, a FapUnifesp viabiliza aspectos burocráticos e financeiros. “É um apoio importante”, pontua Prof. Juarez. “Constantemente, buscamos aprimorar nossa relação com a Fundação para maior fluidez dos processos.”

SOBRE A UNASUS

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNASUS) foi criado pelo Ministério da Saúde, no final dos anos 2000, para capacitar e educar os profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é composto pela Rede colaborativa de instituições de ensino superior (com 36 instituições, atualmente); pelo Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES); e pela Plataforma Arouca. Todos os cursos oferecidos têm enfoque prático e dinâmico e são gratuitos. Outras informações em www.unasus.gov.br.