Publicado em 15/08/2016 - 22:50

Profa. Cynthia Sarti é a nova Diretora da Editora Unifesp

Ampliar a atuação da Editora Unifesp foi o motivo para a alteração no organograma. A professora Cynthia Sarti será a primeira pessoa a ocupar a Diretoria de Publicações. Seu nome foi aprovado pelo Conselho Curador da Fundação e já apresentado ao Conselho Universitário.

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, tem uma nova Diretoria. É a de Publicações, que terá como principal objetivo conduzir a Editora Unifesp.

A professora Cynthia Sarti foi a escolhida para ser a primeira pessoa a ocupar esse cargo. “Essa indicação representa uma nova etapa de minha carreira profissional. É um momento de aprendizado e desafio”, comenta. “Garantir em nosso Conselho Editorial a representação das várias áreas do saber da universidade é um de meus objetivos.”
Ao ser apresentada aos membros do Conselho Universitário da Unifesp, Consu, na quarta-feira 10 de agosto, a nova Diretora ressaltou a importância em assegurar a qualidade e legitimidade de um projeto acadêmico editorial. Principalmente, pela importância do livro na academia. “Mesmo em tempos de crescimento de leitura online, de e-books, o livro físico ainda é fundamental para a difusão do conhecimento.”

Breve histórico

Cynthia Sarti é antropóloga, professora Titular do Departamento de Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp e pesquisadora do CNPq. Ingressou na Unifesp em 1994. Em 2003, tornou-se Livre Docente pelo Departamento de Medicina Preventiva e foi coordenadora do processo de implantação da área de Ciências Humanas na instituição.
Em 2006, tornou-se Diretora Acadêmica do Campus Guarulhos, função desempenhada até fevereiro de 2009. Em seguida, foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, até 2015.
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, fez seu mestrado em Ciências Sociais e, posteriormente, tornou-se PhD em Antropologia, na USP. Sofrimento, vítima e violência; corpo, saúde e doença; moralidade; família e gênero são alguns dos seus temas de pesquisa.
Como Diretora de Publicações, além de formular o projeto editorial, está entre suas funções orientar e administrar as divisões de serviços editoriais, de distribuição, venda, de apoio administrativo e financeiro da Editora, sendo a gestora dessas atividades. Outros detalhes sobre as atribuições da nova Diretoria podem ser acessados no estatuto da Fundação pelo www.fapunifesp.edu.br.