Publicado em 01/06/2015 - 20:38

PROJETO JOVEM.DOC ENTRA EM FASE DE PRODUÇÃO

Iniciativa tem como objetivo a realização de documentários de curta metragem. Financiada pelo Ministério da Cultura, são repassados R$ 100 mil para cada selecionado. FapUnifesp é a instância de gerenciamento dos recursos. A exibição dos filmes está prevista para depois de novembro, mês de finalização dos trabalhos.

Começa a partir deste mês a produção dos dez documentários finalistas do projeto JOVEM.DOC. Cada um dos selecionados, a partir de agora, disporá de R$ 100 mil para realizar, até o dia 30 de novembro próximo, um documentário com 26 minutos de duração. Essa iniciativa é parte do “Programa de Fomento à Produção de Conteúdo Audiovisual Brasileiro”, parceria da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, e Cinemateca Brasileira. Os recursos são originados do Ministério da Cultura (Minc) e a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é a instância responsável pelo seu gerenciamento.

Após a data de finalização dos documentários, o Minc definirá os locais para exibição, que será gratuita e acontecerá em todo o país.

O lançamento do JOVEM.DOC foi feito por edital em dezembro de 2014. Estavam aptos a participar brasileiros entre 18 e 29 anos. A ideia, com a definição desse público-alvo, foi a de trazer a visão dos jovens sobre as questões cotidianas nos centros urbanos brasileiros, as conexões que eles estabelecem com a mídia digital e como essa geração se apropria da construção dos processos sociais de cidadania. Ao todo, houve 148 inscrições válidas, vindas de todas as regiões brasileiras:Sul (26), Sudeste (81), Centro-Oeste (11), Nordeste (24) e Norte (6).

O corpo de jurado, que selecionou os finalistas, foi composto por Heber Moura Trigueiro, Coordenador de Análise e Aprovação de Projetos Incentivados pelo Minc, Sérgio Concílio, Diretor de Cinema, Hermano de Figueiredo Mendes, Cineasta, Afonso Carlos Lisbôa Gallindo, Documentarista e Produtor Cultural, Mariana Villaça, Profa. Adjunta do Departamento de História da Unifesp, Luiza de Luz Lins, Cineasta e Produtora Cultural, Esther Solano, Profa. Adjunta do Curso de Relações Internacionais do Departamento de Ciências Sociais e Departamento de História da Unifesp e do Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni, Coordenador Geral do Projeto JOVEM.DOC e Prof. Adjunto de Relações Internacionais do Departamento de História da Unifesp.

A lista completa com os nomes dos finalistas, suas respectivas regiões e identificações pode ser acessada pelo site da Fundação no www.fapunifesp.edu.br/fap ou  www.jovemdoc.org.br.