Publicado em 06/07/2015 - 20:41

RELATÓRIO DE GESTÃO 2014 DA FAPUNIFESP ESTÁ ON-LINE

Receita bruta da Fundação superou os R$ 42 milhões. O relatório é instrumento para o esclarecimento dos trabalhos realizados.

Em 2014, a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, teve como receita bruta mais de R$ 42 milhões. Esse valor superou em nove milhões a movimentação financeira de 2013. É resultado do trabalho realizado para proporcionar infraestrutura, logística, suportes burocrático e administrativo relativos ao desenvolvimento de projetos acadêmicos em ensino, pesquisa e extensão da Unifesp. Essas informações fazem parte do Relatório de Gestão de 2014, que está disponível para consulta pelo www.fapunifesp.edu.br/fap. O documento é uma ferramenta para o esclarecimento e acompanhamento dos trabalhos realizados e é elaborado para garantir visibilidade para a gestão da Fundação. “Trabalhamos para assegurar o desenvolvimento de práticas adequadas de administração. Nosso relatório conta parte dessa história”, ressalta Profa. Anita H. Straus Takahashi, Diretora Presidente da Fundação.

Entre todas as atividades apoiadas, o gerenciamento dos projetos nacionais foi o que representou a maior receita, 38,8% do total. Esses projetos foram financiados por órgãos públicos que têm interesse pelo desenvolvimento de parcerias de pesquisa e extensão com integrantes da Universidade. Os Ministérios da Saúde, Cultura e Educação foram algumas das entidades financiadoras. Houve, ainda, o gerenciamento de projetos internacionais que contaram com o suporte financeiro de entidades como Getty Foundation, National Institute of Health (NHI) e Jeffrey Modell Foundation (JMF).

Assegurar a entrada do patrocínio destinado a sua realização foi um dos trabalhos da Fundação junto à organização do Congresso. A equipe da FapUnifesp, entre outras atividades, auxiliou com a preparação da documentação exigida pelo patrocinador Banco do Brasil, possibilitando o pagamento de parte dos prestadores de serviço e da estrutura física utilizada.

Em relação às despesas da Fundação, o valor final foi de aproximadamente, R$ 4,6 milhões, utilizados majoritariamente para manutenção de sua infraestrutura, que inclui a Editora FapUnifesp, Escritório de Apoio ao Pesquisador e Núcleo de Gestão em Pesquisa.

Vale lembrar, ainda, que em 2014, entre os 20 títulos publicados pela Editora FapUnifesp, um deles obteve a segunda colocação, na categoria de Arquitetura e Urbanismo, da 56ª Edição do Prêmio Jabuti, o mais prestigiado prêmio da literatura brasileira.

A divulgação do Relatório de Gestão da Fundação traz a íntegra do balanço anual e seus respectivos demonstrativos financeiros, documentos esses que foram avaliados e aprovados pelos Conselhos Fiscal e Curador da FapUnifesp. Depois que essas duas instâncias emitiram seus pareceres positivos, o Relatório foi submetido à apreciação do Conselho Universitário da Unifesp, que também o aprovou.

• Cerimônia para Nacionalização do Programa SciELO em Brasília

Protocolo de intenções é assinado em Brasília pela CAPES, CNPq e FAPESP visando estabelecer um consórcio para expandir e fortalecer o SciELO como a principal plataforma de divulgação científica brasileira. A FapUnifesp permanecerá a frente da gestão dos projetos SciELO.

15/08/2024
  • Unifesp e MPF/SP selecionam propostas de remediação in situ

O prazo para a submissão das propostas vai até 04/09/2024.

09/08/2024