Publicado em 24/02/2014 - 20:14

TRABALHO DO CECANE-UNIFESP CHEGA A 10 MILHÕES DE ESTUDANTES NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO

Ação da Fap é decisiva para gestão administrativa e de recursos humanos de suas atividades.

No próximo dia 11 de março acontecerá, no anfiteatro Moacyr Álvaro, no campus São Paulo da Unifesp, o Seminário Estadual em Sistema de Monitoramento do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A ação é realizada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) e destina-se a nutricionistas do sistema público de nutrição de 100 municípios paulistas. A produção agrícola familiar será um dos focos do evento que, entre outros tópicos, abordará como os gestores públicos podem utilizar da forma mais adequada essa produção de alimentos em seus sistemas de alimentação escolar. O Seminário contará com a participação de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Esse Seminário é exemplo concreto da atuação do CECANE, que surgiu de parceira elaborada pelo FNDE em conjunto com Instituições de Ensino Superior Federal no país. Na Unifesp a iniciativa é de 2007, e está baseada no campus em Santos, e conta com a atuação de graduandos, pós-graduandos e docentes da Baixada Santista. “O CECANE-Unifesp é instância de aproximação da Universidade com os gestores públicos. É oportunidade para influenciarmos os rumos das políticas públicas em alimentação escolar”, comenta o atual coordenador do Centro, professor Daniel Henrique Bandoni. Nessa função desde 2012, ele destaca dois outros trabalhos de relevância do CECANE-Unifesp, além das atividades do Sistema de Monitoramento do PNAE. A assessoria aos 645 municípios paulistas e a quase 100 cidades do Estado do Rio de Janeiro; e o incentivo à utilização da agricultura familiar como base de fornecimento dos alimentos destinados aos sistemas de alimentação escolar. “Esses são nossos pilares de trabalho até o final de 2014. Acreditamos, assim, fortalecer as políticas publicas nutricionais nos diversos níveis escolares”, enfatiza. Atualmente, a ação do CECANE-Unifesp atinge a 10 milhões de estudantes, de acordo com os dados do Centro.

Sem a atuação da Fundação, seria impossível fazermos todo esse trabalho”, destaca professor Bandoni. “A Fap é fundamental para a gestão de nossos 15 funcionários e na organização administrativa das atividades.” Entre outras ações, a Fundação gerencia contratos de prestação de serviço, licita o trabalho de prestadoras de serviço, faz toda a parte contábil de gastos e recebimentos de verbas para garantir o funcionamento dessa iniciativa.