Publicado em 21/11/2016 - 23:04

Tudo pronto para a primeira fase da prova de Residência Médica da EPM/Unifesp

Exame acontecerá em 27 de novembro, a partir das 13h. Mais de 3.800 candidatos concorrem as vagas. FapUnifesp é responsável pela organização administrativa da prova.

No próximo domingo, dia 27, acontecerá a primeira fase da Prova de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, EPM/Unifesp. O início do exame está previsto para ser às 13h, pelo horário de Brasília. Os portões do prédio onde acontecerá a prova, na Avenida Liberdade, n° 899, serão abertos ao meio-dia.

Estão na disputa pelas 574 vagas disponibilizadas para o ano de 2017, 3.843 candidatos. Dentre todas as carreiras oferecidas, a mais concorrida é Neurocirurgia, 31 pessoas por vaga. Oftalmologia vem logo em seguida com 27,5 candidatos por vaga.

“Participar da organização da prova é uma importante contribuição para a formação de profissionais de saúde”, comenta a Diretora Presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, Jane Zveiter de Moraes. “A sociedade só tem a ganhar com a capacitação de excelência, praticada em todas as especialidades médicas, dos Programas de Residência Médica da EPM/Unifesp”, acrescenta.

É de responsabilidade da FapUnifesp toda a parte operacional do exame, inscrição dos candidatos, locação dos espaços para as provas em suas duas fases, licitação da empresa que conduz a aplicação da prova, contratação das equipes de apoio, limpeza, segurança, entre outros.

APERFEIÇOAMENTO

Os Programas de Residência Médica (PRMs) mantidos pela EPM/Unifesp, estão devidamente credenciados junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e são gerenciados através da Comissão de Residência Médica, Coreme. O acesso aos Programas acontece por concurso público anual e pode ser acompanhado pelo www.coreme.fapunifesp.edu.br. Esse portal traz todos os detalhes da realização das provas e disponibiliza canais de comunicação para dirimir eventuais dúvidas.

“A residência é um importante aperfeiçoamento para a carreira médica e suas especialidades. Por tratar-se de treinamento em serviço, o profissional adquire competência técnica além de significativas competências atitudinais – humana, ética, de relacionamento -, para promover saúde e cuidar da doença”, reflete Jane.

CANDIDATOS

Elaborada pela Comissão de Exames de Residência Médica, a prova terá 100 perguntas, de múltipla escolha, e duração de 4h30. As questões estarão distribuídas, equitativamente, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia-Ginecologia, Medicina Preventiva e Pediatria.

Apenas os candidatos que estiverem portando documento de identidade original serão admitidos nos locais dos exames. É importante reforçar a necessidade de se apresentar documentos de identificação em bom estado de conservação. Mais detalhes: www.coreme.fapunifesp.edu.br.

• Unifesp e MPF/SP selecionam propostas de remediação in situ

O prazo para a submissão das propostas vai até 04/09/2024.

09/08/2024