Alt da Imagem
Publicado em 13/04/2023 - 10:45

UFABC recebe representantes da AUGM

Organizado pela FapUnifesp, evento teve educação como tema principal

A Universidade Federal do ABC (UFABC) recebeu, nesta terça e quarta-feira, 11 e 12, a Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM). O encontro aconteceu na própria universidade, em Santo André - SP.

Essa foi a primeira reunião presencial entre as duas instituições desde que a UFABC se uniu à coligação, em 2020. Uma das pautas abordadas foi o futuro da educação, que ainda está sob os efeitos da pandemia do novo coronavírus. "Temos que repensar as nossas universidades, repensar o papel do Ensino Superior no desenvolvimento do país e qual deve ser a ligação entre as nossas universidades com a juventude, com os gigantescos desafios econômicos e com as profundas desigualdades de nossos países", disse o reitor da UFABC, Dácio Matheus, durante a abertura. "Precisamos nos reinventar para esse enfrentamento (...) E temos que fazer isso junto com os nossos alunos, para continuar produzindo conhecimento, ciência e tecnologia a favor de nossas populações", complementou.

Sendo o primeiro projeto da UFABC realizado pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp), a Fundação foi responsável pela organização, coordenação e compras em relação à estrutura do evento.

A Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu é um grupo formado pelas universidades de alguns países da América do Sul — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Fundada em 1991, os seus objetivos consistem no reforço e na consolidação de recursos humanos, na pesquisa científica e tecnológica, na formação contínua e na interação dos seus membros com a sociedade.

• Nota de Pesar: Denise de Barros Mussio

21/04/2024
  • Simasp 2024 começa nesta quarta-feira; diretora-presidente da FapUnifesp é uma das palestrantes

Evento acontece até este sábado e apresentação de Maria José está agendada para esta sexta-feira, às 11h30min