Alt da Imagem
Publicado em 28/06/2024 - 11:30

Centro Cultural em Saúde busca apoio árabe

O Centro Cultural em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), localizado na Zona Sul de São Paulo, está em fase final de construção e precisa de aproximadamente R$ 5 milhões para ser concluída até abril de 2025. A iniciativa começõu em 2019, captando recursos via Lei Rouanet, com um total aprovado de até R$ 17,3 milhões, dos quais R$ 12 milhões já foram doados.

O projeto visa transformar o antigo prédio da Biblioteca Regional de Medicina, construído nos anos 1960, em um centro cultural que abrigará uma livraria universitária, um auditório e áreas de exposições, incluindo uma dedicatória ao Projeto Xingu, de assistência aos povos indígenas.

A ex-reitora da Unifesp, Soraya Smaili, lidera a captação de recursos e buscou apoio de países árabes: "Pedimos ao Osmar (Chofi, presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira) e para a Silvia (Antibas, vice-presidente de Comunicação e Marketing da instituição) para apresentar o projeto aos países árabes, porque há o interesse na parte cultural, mas também eles podem aportar rcursos fora da Lei Rouanet, como doação", diz Smaili. "Se derem alguma coisa, ótimo. O importante é a gente captar", afirma Smaili. Descendente de árabes, a ex-reitora da Unifesp já fez sua doação para o projeto como pessoa física.

Caso o financiamento completo não seja alcançado, há a opção de entregar parcialmente o projeto ao Ministério da Educação. O CCS também manterá a biblioteca da Escola Paulista de Medicina, com acervo digitalizado, promovendo atividades gratuitas para difusão do conhecimento em saúde. O prédio está estrategicamente localizado próximo a importantes instituições de saúde e áreas de ensino na cidade.

Para ler o texto completo, clique aqui.

Mis informações sobre o projeto e como doar estão disponíveis neste link.

• Nota de Pesar: Denise de Barros Mussio

21/04/2024