Solicitação de Pagamento
I – Introdução
II – Procedimento para Solicitação de Pagamento
REGRAS GERAIS:
Todas as solicitações de pagamento devem ser autorizadas pelo Coordenador do projeto.
Um centro de custo, com saldo positivo, deve ser indicado para o débito da despesa.
As notas fiscais de prestação de serviços para pagamento pela FapUnifesp devem ser emitidas entre o dia 1 e 20 de cada mês e enviadas à Fundação até o 5° dia útil do mês subsequente, para que seja feita a retenção de impostos.
A Fundação não fará pagamentos com recursos próprios para qualquer projeto sob qualquer circunstância.
Todo documento deverá ser emitido com os dados da FapUnifesp.
O documento deve possuir validade fiscal. A via deverá ser original, não apresentar rasura e ter a descrição dos serviços ou materiais relacionada às atividades da FapUnifesp.
Deverá ser entregue o impresso correspondente à natureza do pagamento (Solicitação de Pagamento , Solicitação de Pagamento de RPA) junto com os comprovantes da despesa.
Solicitamos que enviem três orçamentos para compras a partir de R$ 500,00.
Consideramos como responsabilidade da fundação efetuar os pagamentos relacionados ao projeto somente os identificados com data posterior à identificada na assinatura do contrato.
III – Solicitação de Pagamento de Pessoa Jurídica (MEI)
- Todas as solicitações deverão ser realizadas pelo sistema Manager;
- Apenas se houver saldo para o projeto;
- Não poderão ser realizadas despesas que não estejam previstas no Plano de Trabalho ou na Planilha Orçamentária do projeto;
- Justificar a prestação de serviço vinculando a despesa à finalidade do projeto;
- Poderá ser solicitada a comprovação documental da prestação do serviço para validação do pagamento;
- O fornecedor deve descrever na nota fiscal o serviço realizado de forma clara e completa para correta vinculação com as despesas previstas no projeto, em casos específicos, identificar até as horas dispendidas para tal execução. Não será aceita descrição de forma genérica;
- A FapUnifesp poderá solicitar o cancelamento e substituição da nota fiscal com uma descrição mais completa do serviço que esteja de acordo com o plano de trabalho a que se refere.
- A Nota Fiscal deverá ser emitida dentro do período de contratação/aquisição do produto e deverá ser enviada imediatamente à FapUnifesp, dado que a mesma é considerada no fechamento contábil mensal;
- Partindo da premissa que as notas fiscais são emitidas em nome da FapUnifesp é de responsabilidade da fundação recolher os devidos impostos como tomador de serviço na competência correta. Portanto a nota fiscal enviada fora do mês de apuração do imposto incorrerá em juros e multa que serão de responsabilidade do projeto.
- Para serviços que totalizem valores acima de R$ 40.000,00 para mesma natureza e/ou em um mesmo CNPJ, será necessário realizar licitação conforme legislação a que as Fundações de Apoio estão submetidas;
- O pagamento será efetivado obrigatoriamente na conta bancária do Fornecedor Pessoa Jurídica. Em caso de fornecedores que não possuam conta bancária em nome da empresa, o pagamento será realizado por meio de cheque nominal à empresa, sujeito à disponibilidade da diretoria para assinatura do mesmo;
- Não podem ser realizadas aquisições de equipamentos e material permanente de qualquer natureza. Nestes casos, solicitar a compra ao departamento pertinente da FapUnifesp;
- No ato de entrega de material permanente será assinado um termo de comodato com cláusula de futura doação à UNIFESP nos casos em que recursos de projetos são utilizados
IV – Solicitação de Pagamento de Pessoa Física (autônomos)
Desde abril de 2018, os pagamentos por RPA são realizados sempre e exclusivamente no dia 15 de cada mês (ou no primeiro dia útil subsequente). Para que os pagamentos sejam processados (cálculos, emissão de guias de impostos, envio ao Banco, entre outras ações necessárias), os documentos devem ser recebidos na FapUnifesp até o dia 30 de cada mês. Solicitamos atenção às informações abaixo:
- Todas as solicitações deverão ser realizadas pelo sistema Manager;
- Pagamento por RPA – Recibo de Pagamento a Autônomo: modalidade aplicada para o pagamento de serviços eventuais prestados por pessoa física;
- Os pagamentos serão recebidos e processados se houver saldo no projeto;
- As despesas devem estar previstas no Plano de Trabalho ou Planilha Orçamentária do projeto;
- O serviço prestado deve estar especificado (ex.: X horas/aula no Curso de X, emissão de laudos/parecer para X);
- Anexar ao pedido o relatório da descrição do serviço realizado, constando as atividades;
- Será realizado apenas um pagamento por profissional, por mês, e para uma única modalidade de trabalho;
- Devido à nova regra governamental (eSocial), é necessário enviar a cópia de todos os documentos listados neste link.
- Demais informações também estão disponíveis no link acima.